terça-feira, 22 de abril de 2014

Vinagre, uma poderosa arma do lar


O vinagre foi descoberto por acidente faz uns 10.000 anos quando começaram a elaborar as primeiras bebidas alcoólicas. É em realidade um contaminante indesejavel na fabicação de vinhos. A palavra vinagre justamente deriva de uma palavra francesa que quer dizer vinho azedo. O vinagre é o produto da fermentação do álcool por um bactéria que transforma o álcool em ácido acético. O vinagre em geral contem mais ou menos 3-5% de ácido acético. O vinagres caseiros também podem conter pequenas quantidades de ácido tartárico y ácido cítrico. O ácido acético é o que dá o sabor ao vinagre e também é o ingrediente que faz do vinagre essa arma poderosa dentro do nosso lar.

Usos para o vinagre
1. Gastronomia: junto com o azeite no tempero nas saladas e legumes, na conservação de alguns alimentos, eu também utilizo ao refogar carnes em algumas receitas da minha especialidade e utilizo o vinagre aromático que dar um sabor único na sua comida.



2. Limpeza do lar: desinfeta qualquer tipo de superfície, como chão, vidros, paredes, armários, etc. Tira o mofo do rejunte dos azulejos. O vinagre retira os resíduos de queimado do fundo de panelas e frigideiras. Elimina o acumulo de cal dentro das máquinas de lavar louças ou maquinas de lavar roupa, tira manchas da roupa. Também é uma solução maravilhosa para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação.

3. O vinagre como remédio caseiro:
- Reduz a glicose do sangue aumentando a sensibilidade dos diabéticos à insulina.
- Auxilia no processo natural do metabolismo dos alimentos diminuindo o refluxo e a azia causados pela pouca produção de ácido gástrico do organismo.
- Na Ásia utilizam o vinagre como desintoxicante do fígado.
- Ajuda a perder peso. Um trabalho publicado na revista Bioscience comprova: após observar 175 pessoas obesas que consumiram o vinagre diluído em água por 12 semanas, antes das refeições, concluíram que houve redução de 10% da gordura visceral (gordura da barriga).
- Ajuda a curar a febre: Pano úmido com vinagre sobre a testa
- Reduz o efeito de uma picada de mosquito
- Mata micro-bactérias.
- Deixa o cabelo limpo e brilhoso. Para lavar o cabelo, com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, aumenta o brilho do cabelo porque equilibra o PH dos fios.

Existem vários tipos de vinagre como: de vinho, balsâmico, de maçã, de arroz, de côco, de sidra, de Jerez, de Oporto, destilado, etc. Divirta-se experimentando com cada um deles, e não se esqueça de não economizar na hora de comprar um de qualidade.
Segredinho do Delicias Caseiras: O vinagre pode ser aromatizado de forma caseira com as seguintes ervas: alecrim, salsa, salsinha, estragão, tomilho, até mesmo com alho e malagueta. Para preparar o vinagre aromático é só pegar por exemplo uns 3 raminhos frescos de alguma erva e colocar dentro de uma garrafa com um vinagre de boa qualidade. Deixar por uns 15 dias e depois já pode utilizá-lo no tempero de sua salada preferida. 
Na foto: Vinagre orgânico de maçã aromatizado com alecrim



Atenção: O vinagre pode ser prejudicial e ferir seu estômago se você toma um de má qualidade, procure um mercado orgânico ou uma loja de produtos gastronômicos que ofereça um vinagre de boa qualidade sem conservantes.

0 comentários :

Delicias Caseiras da Lucia   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP